Vocês pediram e aqui estão várias dicas de Portugal para quem está começando a planear uma viagem para lá. 😉

Até pouco tempo atrás, Portugal não era um destino europeu que tinha tanta atenção quanto seus vizinhos, mas agora está super na moda, inclusive ganhou o prémio de melhor destino turístico da Europa.

E não é para menos, pois há muito o que fazer em Portugal, já que o país possui inúmeras atrações turísticas que podem fazer da sua viagem uma experiência única.

Como chegar a Portugal?

O principal aeroporto de Portugal fica a 7 km do centro da capital e se chama Lisboa-Portela. É, portanto, um dos pontos de entrada para o país, principalmente de voos internacionais.

Outras cidades de Portugal, como Porto e Faro, também contam com aeroportos de grande porte, assim como o aeroporto de Funchal e Ponta Delgada; então, dependendo da região portuguesa para a qual você pretende ir, eles podem ser mais vantajosos.

Entre as companhias aéreas, a mais famosa é, sem dúvidas, a TAP, que é portuguesa e oferece voos diretos para muitas países de Europa.

Quais são os documentos necessários para viajar para Portugal?

Portugal segue o esquema dos países europeus, no qual um visto especial não é necessário, desde que o turista permaneça por no máximo 90 dias.

Na imigração em Portugal, é necessário apresentar somente o passaporte com validade mínima de 3 meses, porém o seguro saúde com cobertura de 30.000 euros é um item obrigatório, já que Portugal faz parte do Tratado de Schengen.

Itens como passagem de ida e volta e comprovante da reserva da acomodação são sempre essenciais de ter em mãos, pois podem ser pedidos na imigração como fator de prova de que a intenção não é ficar ilegalmente no país.

Como é o clima em Portugal?

Portugal possui clima mediterrâneo, com verões secos e invernos não tão rigorosos como em outras regiões da Europa.

O mar influencia bastante o clima do país, que possui algumas pequenas diferenças de acordo com a região. Por exemplo, na região Sul, o clima é mais quente, se aproximando do tropical, já no norte de Portugal, o frio pega mais forte e, em alguns momentos, chega a nevar. Porém, a região litorânea sempre acaba sendo mais quente, mesmo na parte norte.

De forma geral, de Novembro a Março, período do inverno, os meses são mais húmidos e chuvosos (nada que atrapalhe uma viagem, que fique claro) e em Julho e Agosto o clima fica bem quente, dando mais chance de aproveitar o dia, por conta de o sol se pôr mais tarde e os dias serem mais longos.

Qual a melhor época para visitar Portugal?

De um modo geral, eu diria que Portugal tem uma grande vantagem em relação a outros países europeus: é um país bom para se visitar durante o ano todo. Mas, claro, dependendo do seu gosto e disponibilidade, umas épocas podem ser melhores que outras.

Agora que já entendeu como é o clima do país, eu diria que, se puder escolher, a melhor época para viajar para Portugal é durante a primavera local (entre Abril e Junho), pois, na minha opinião, é a época do ano mais bonita, com tudo florido e colorido. Os dias já são mais longos, com sol até as 20h ou mais, e as temperaturas estão frescas, nem calorão nem frio.

O outono (de Setembro a começo de Novembro) também segue esse princípio e pode ser outra óptima época para ir. O verão é divertido, mas é BEM quente, tudo lotado e mais caro. No inverno, por outro lado, os lugares estão menos cheios, mas a viagem sai mais barata, já que é baixa temporada.

Quanto tempo é necessário para conhecer Portugal?

As distâncias entre as cidades de Portugal são curtas e é possível atravessar o país inteiro, de carro, em cerca de 6 horas se for de norte a sul, e em 3 horas se for de leste a oeste.

Mesmo assim, para conhecer o país todo e os diversos pontos turísticos de Portugal, são necessários vários dias, até porque é preciso contar com o tempo gasto na locomoção e, claro, as paradas para conhecer e apreciar as regiões.

Um roteiro básico e bastante feito por turistas para se conhecer Portugal é iniciar a viagem nas cidades de Lisboa e ir até Porto (ou vice e versa).

Em sete dias, é possível fazer uma visita rápida pelos principais pontos turísticos de Portugal nesse trecho, então considere uma semana o tempo mínimo para o país.

Mas o interessante mesmo seria disponibilizar pelo menos uns 10 ou 15 dias para sua viagem para Portugal, para curtir o país com calma.

Se forem 20 dias para frente, melhor ainda! Desta forma, outros destinos podem ser adicionados no caminho.

Comidas típicas portuguesas que você tem que experimentar.

A gastronomia portuguesa é bastante famosa pelos frutos do mar e pelos doces à base de ovos e muito açúcar. Destaques também para os vinhos e os azeites do país. Mas vamos falar especificamente de algumas delícias que você tem que provar em sua viagem para Portugal!

Começando pelo bacalhau, claro! É o mais consumido em qualquer das cidades de Portugal e há diversos pratos diferentes com ele, mas, sem dúvida, um que é bastante conhecido é o bolinho de bacalhau.

Além do típico bolinho, uma das dicas de Portugal é consumir também as pataniscas, que são bolinhos feitos com farinha (diferente do bolinho de bacalhau, que leva batata).

Indo para outras carnes, Portugal oferece a alheira, um enchido de carnes variadas (em especial de aves) e defumadas, que se parece com uma linguiça. Dá para ser assado, frito ou até enrolado em massa folhada.

Um produto que faz parte da gastronomia portuguesa é, sem dúvida, o Queijo da Serra da Estrela, que tem até selo de autenticidade! Cremoso por dentro, o queijo é considerado o mais antigo do país.

Quem come uma simples broa na padaria pode não saber que a origem é portuguesa. O simples pãozinho de milho e centeio é servido nas entradas das refeições em Portugal e é muito característico do país.

Uma das nossas dicas de Portugal é não sair do país sem antes provar um prato chamado Francesinha. Com origem na região do Porto, a Francesinha consiste em uma espécie de sanduíche de bife, bacon, queijo, chouriço e fiambre (um tipo de presunto), que é coberto com queijo e levado ao forno, para depois ser adicionado o molho picante à base de tomate, cerveja preta e vinho do Porto.

Agora, falando em doces, tem o famoso Pastel de Belém, que só é feito na pastelaria de mesmo nome em Lisboa. Nas demais cidades portuguesas ele é chamado de pastel de nata. É tipo uma tortinha folhada feita à base de ovos, muito saborosa. O Pastel de Santa Clara é outra iguaria portuguesa, feito de massa folhada finíssima e polvilhado com açúcar.

Portugal é um país seguro?

De acordo com o Índice Global de Paz (IGP) de 2017, Portugal subiu no ranking dos países mais pacíficos do mundo e está entre os primeiros lugares. Um dos fatores da subida na posição, de acordo com o relatório, foi a estabilização da crise financeira pela qual o país passava.

Isso não quer dizer que não há crimes em Portugal. A questão é que há bem menos do que em outras regiões do globo e, quando acontecem, são considerados de baixo risco.

Ou seja, é tranquilo andar pelas ruas de Portugal até tarde da noite, sem entrar em pânico com medo de ser assaltado.

 

Ana Catarinahttps://turistaprofissional.com/dicas-de-portugal-viagem/

Contacto

Escritório: Estrada de Santa Eulália, Edificio Telhas Verdes, Loja F
8200-269 Albufeira

Base de atividades: Aldeia dos Matos, Paderne, Albufeira

+351 289 075 956
+351 926 438 006

info@aventura21.pt

Reservas

Liga-nos já e reserve o seu próximo passeio: (+351) 926 438 006